O 4º Ginásio / Paul de Ruiter Architects

O 4º Ginásio / Paul de Ruiter Architects - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Paul de Ruiter Architects; Paul de Ruiter Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Colorbel, InventDesign
  • Cliente: Cidade de Amsterdã
  • Usuário: Esprit Scholengroep/ O 4º Ginásio
  • Equipe De Projeto: Richard Buijs, Lionel Nascimento Gomes, Raymond van Sabben, Marieke Sijm, Bobby de Graaf, Laura van de Pol, Willem Jan Landman

  • Engenheiro: Van Rossum
  • Instalações: Ingenieursburo Linssen
  • Física Da Construção: LBP sight
  • Custos De Construção: bbn adviseurs
  • Gerenciamento De Projeto: PMB gemeente Amsterdam
  • Construção: Dura Vermeer
  • Instalações W: Wolter en Dros
  • Instalações E: Croon
  • Arquitetos Responsáveis: Paul de Ruiter, Noud Paes
  • Cidade: Amsterdã
Mais informaçõesMenos informações
© Sónia Arrepia

Descrição enviada pela equipe de projeto. No primeiro distrito neutro climaticamente de Amsterdã, o Houthavens, o escritório Paul de Ruiter Architects projetou o 4º Ginásio, uma escola energeticamente neutra que acomoda cerca de 800 alunos. Com sua aparência colorida e sua função social, o edifício da escola é como uma base para os desenvolvimentos futuros da região. A arquitetura do edifício está em consonância com a escala e o tamanho dos edifícios na área, para garantir que a escola seja parte da 'comunidade' de Houthavens.

© Sónia Arrepia

Foco Cultural no Design

O 4º Ginásio reúne todas as qualidades que uma escola moderna deve apresentar. O currículo enfatiza a cultura e as artes. Disciplinas como cinema, teatro, pintura e desenho podem ser feitas paralelamente ao currículo regular. Para possibilitar esses cursos, projetamos um estúdio, um cinema, um teatro e um laboratório ao lado das salas de aula regulares.

Corte
Corte

Aparência Vibrante a partir de uma Composição Lúdica

A fachada do 4º Ginásio tem uma camada vertical composta de várias superfícies amarelas, laranjas e vermelhas. Estas superfícies, cada uma diferente em altura, largura e profundidade, são feitas de vidro esmaltado transparente e colorido, e são emolduradas com madeira, funcionando como uma proteção solar. O edifício é dividido em três zonas horizontais. No térreo colocamos a entrada e as atividades públicas. As salas de aula e espaços de trabalho ficam no primeiro e no segundo andares, e o piso superior acomoda dois ginásios e um grande terraço. Este andar superior é reconhecível por sua fachada de alumínio e é usado após o horário de funcionamento da escola por clubes de esportes e pelo bairro, que o acessam por uma entrada separada.

© Sónia Arrepia

Ao lado desta entrada, a escola tem duas outras entradas. O lado sul possui uma entrada para o bicicletário semi-enterrado. No lado oeste, perto do pátio, fica a entrada principal. Esta entrada te leva ao coração do edifício. É o lugar em que os alunos se reúnem durante o almoço, mas também que pode ser facilmente convertido em um teatro.

© Sónia Arrepia

Praças de Aprendizagem

Projetamos um eixo visual diagonal da entrada principal ao terraço ao ar livre da cobertura. No átrio, propusemos diferentes praças de aprendizagem - onde os alunos podem trabalhar de forma independente - e varandas que funcionam como áreas de estar. As praças de aprendizagem estão conectadas às salas de aula a partir de corredores; abrindo uma porta de correr as salas podem ser expandidas e combinadas com as praças de aprendizagem formando um ambiente de estudo maior.

© Sónia Arrepia
Planta - 1° Pavimento
© Sónia Arrepia

Para alcançar a neutralidade energética, conectamos a escola ao aquecimento urbano dos Houthavens. Além disso, condicionamento do núcleo de concreto foi aplicado. O complexo é isolado com vidros triplos de alta qualidade e a eletricidade necessária é gerada no telhado por meio de painéis solares. O 4º Ginásio é uma Escola de Ar Limpo (Classe B), que garante um ótima qualidade do ar interno. Isto tem um impacto positivo na saúde e no desempenho acadêmico dos alunos e dos funcionários da escola.

© Sónia Arrepia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Archangelweg 4, 1013 ZZ Amsterdã, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "O 4º Ginásio / Paul de Ruiter Architects" [ The 4th Gymnasium / Paul de Ruiter Architects] 23 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871736/o-4o-ginasio-paul-de-ruiter-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.